Modificações ao 737 MAX / Retomada da Operação
Retomada da Operação
Como as aeronaves estão sendo preparadas?
Como as agências reguladoras estão envolvidas com o processo?
Os requisitos das agências reguladoras definiram um processo cauteloso e documentado que define como os aviões serão retirados do armazenamento e reativados, quais trabalhos precisam ser realizados neles, e como devem ser inspecionados e aprovados antes de voltarem ao serviço comercial.
Quanto tempo leva esse processo?
A segurança é a prioridade mais importante. Portanto, cada etapa do processo levará o tempo necessário para que seja precisamente concluído e plenamente documentado conforme os padrões das agências reguladoras.
Quando as companhias aéreas começarão a voar seus 737-8 ou 737-9?
Cada cliente determina seu próprio cronograma após sua agência reguladora retirar o mandado de suspensão das operações.
O que é necessário para retirar a aeronave do estado de preservação?
Quando cada aeronave foi parada, passou por um processo completo de vários dias destinado a preservar o avião, seus motores e sistemas enquanto não estivesse em uso. Esse processo precisa ser revertido antes de poder reativar o avião.
Quais trabalhos serão executados em cada avião?
Uma vez que o avião seja reativado, todas as mudanças exigidas pelas agências reguladoras serão concluídas e totalmente documentadas. Isso irá incluir atualizações ao MCAS, atualizações adicionais de software, e modificação de algumas fiações para atender os requisitos das agências reguladoras.
O que está incluso na inspeção das aeronaves?
As agências reguladoras definem processos abrangentes que serão usados para inspecionar e aprovar cada aeronave antes que possa voltar à operação comercial.
O que acontecerá com os aviões não entregues que ainda se encontram na Boeing?
Cada avião será submetido ao protocolo criterioso da Boeing de entrega de aeronaves novas. Isso inclui testes em solo críticos para o voo, voos de ensaio pela Boeing e pelo cliente, e uma inspeção detalhada por parte do cliente. A FAA realizará revisões individuais e pessoalmente de cada novo avião antes de emitir o certificado de aeronavegabilidade.
O que acontecerá com os aviões que foram entregues a clientes?
Os aviões que já fazem parte da frota do cliente têm processos e pontos de verificação distintos. Esses incluem apresentar à agência reguladora local a documentação de todas as modificações realizadas e concluir um voo de aptidão operacional.
Como está sendo dado suporte às aeronaves?
Damos suporte aos nossos clientes todos os dias para cada avião Boeing que eles operam.
Que tipo de suporte foi dado enquanto as operações do 737 estavam suspensas?
O nosso suporte a clientes voando o 737-8 ou 737-9 nunca parou. Continuamos a trabalhar com cada um deles para resolver quaisquer desafios ou dúvidas conforme surgiam. A fim de manter todos os nossos clientes informados sobre os últimos acontecimentos no processo e seu status, também criamos um programa de compartilhamento de informações, através do qual disponibilizamos, semanalmente, uma atualização completa. Também realizamos sessões mensais de trabalho colaborativo com a nossa comunidade global de linhas aéreas parceiras.
Na medida em que as aeronaves começavam a fazer a transição para parada de longo prazo, adotamos uma abordagem proativa na qual inspecionávamos visualmente cada uma das aeronaves paradas regularmente, independentemente de sua localização no mundo. Nossos inspetores documentavam seus pareceres e os compartilhavam com a companhia aérea e com a comunidade mais ampla de linhas aéreas parceiras.
Sempre que uma companhia aérea precisasse deslocar um avião parado a outro local, trabalhávamos juntamente com a equipe para retirá-lo do estado preservado, reativá-lo e monitorar todos os seus sistemas durante o voo. No final, mais de 400 voos foram realizados, o que gerou dados valiosos sobre o processo e desempenho do avião reativado.
Que tipo de suporte será fornecido quando as companhias recolocarem seus aviões em operação?
Há três áreas fundamentais de suporte.
Centro dedicado de operações 24/7
Estamos criando uma equipe multidisciplinar que representa todas as áreas de engenharia e técnicas envolvidas com o avião. Essa equipe trabalhará incessantemente, fornecendo soluções em tempo real para quaisquer desafios que os clientes possam ter na medida em que trabalham para recolocar um avião em serviço e fornecerão monitoramento em tempo real de todas as aeronaves 737-8 e 737-9 em voo.
Suporte in loco
Estamos reforçando as nossas equipes existentes de serviços em campo com pessoal adicional que poderá ser mobilizado para ajudar uma companhia aérea a concluir e documentar cada passo do processo minucioso exigido por seu regulador.
Suporte global de peças
Identificamos as peças específicas que as companhias aéreas poderão solicitar ao reativar seus aviões. Aumentamos o nosso estoque de forma correspondente e já estamos despachando antecipadamente essas peças aos nossos centros regionais de distribuição ao redor do mundo para que possam estar próximas quando necessárias.